Tecnologia

Novo projecto do Facebook: escrever com a mente

Novo projecto do Facebook: escrever com a mente

Novo projecto do Facebook: escrever com a mente.

O Facebook partilhou novos detalhes sobre o seu mais recente projeto que consiste em escrever com a mente ao inves das mãos. Ainda que pareça uma ideia saída de um filme de ficção científica, o projeto consiste em medir os níveis de oxigénio no cérebro através de um sistema não invasivo de infravermelhos.

O sistema de interface cerebral está a ser desenvolvido na Universidade da Califórnia, São Francisco, em conjunto com a “Facebook Reality Labs”, com o objectivo de conectar o cérebro ao computador, e criar uma alternativa aos interfaces actualmente existentes em que é necessário utilizar um teclado, seja através das mãos ou dos olhos, conta o jornal espanhol El Economista.

A forma como atua é menos complexa do que se poderá imaginar. Recorrendo a voluntários, pretende-se que estes respondam a perguntas de escolha múltipla, e enquanto o fazem, um sistema de infravermelhos estará a analisar a actividade cerebral para registar padrões de oxigénio que fluem através dos neurónios, e que serão traduzidos em palavras.

O artigo publicado na revista “Nature Communications, citado pelo El Economista, revela que este sistema se destina a pessoas com dificuldades em comunicar, concretamente pessoas paralisadas.

O Facebook aponta que este interface possibilite “escrever” 100 palavras por minuto, algo que ainda não é possível.

# jornaleconomico

Deixe seu comentário

Etiquetas
error: Conteúdo está protegido !!